Terrible 2

shutterstock_287022743Essa fase, chamada de “Terrible Two”, ou os terríveis dois anos, costuma gerar um grande desafio entre pais e filhos, principalmente pela postura questionadora, muitas vezes birrenta dos pequenos. Esse vídeo conta o quanto o desenvolvimento está se dando de maneira natural e muito saudável. Acreditem!

Essa criança que nasceu bebe, ainda inconsciente, de seu próprio espaço, seu próprio corpo fisico e emocional, está a cada dia conquistando sua autonomia. No auge de seu egocentrismo, por volta de seus dois anos, com seus desejos e aprendendo o outro, questiona, exige, quer tudo agora, depois não quer mais, chora de novo e assim por diante. Esse momento nos mostra o quão saudável e natural está se dando o desenvolvimento das crianças.

Descobertas

Nosso grande propósito deve ser atuarmos como leme do barco, levarmos as crianças a perceberem cada vez mais a presença do outro (nós somos os primeiros “outros”, lembram?) para nesse processo da descoberta de si mesmo, descobrirem também a conquista, a frustração, a consideração, as regras e todo o desenvolvimento rumo a autonomia plena. Vale a pena olhar para esse momento, agradecer e seguir educando sempre!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.