Respeito na bronca

shutterstock_48443419Nesse vídeo, falaremos da importância de sempre mantermos o respeito por nossos filhos, mesmo e principalmente na hora da bronca, quando chamamos sua atenção.

É nessa hora que nós, pais, corremos o maior risco de perdermos a calma, a paciência e também o respeito por elas. Muitas vezes usamos de ferramentas já ultrapassadas como o castigo, o tapa, o grito e, depois, nos arrependemos e tentamos recuperar a confiança perdida. Nosso maior desafio é, sem dúvida, nos mantermos coerentes, consistentes nesse momento delicado, pois é no respeito que conseguiremos transpor o obstáculo que se apresenta e, dessa forma, nos manteremos próximos às crianças.

Cuidados

Um dos grandes perigos que muitos de nós não percebemos é que, ao usarmos de ações que contém algum gesto de desrespeito, interrompemos o ciclo positivo de colaboração e proximidade que conseguimos através de uma postura mais positiva de educação. Quando conseguimos nos acalmar, contar até dez e mais, percebermos o quanto perdemos com nossas explosões, escolher o caminho da oferta de escolhas, da aplicação de consequências. Fica cada vez mais tranquilo e a cada dia as situações ocorrem em menor frequência. É nessa parceria, onde o reconhecimento é chave fundamental para que tudo aconteça e que as crianças possam crescer, se desenvolver com bons valores e exemplos, tornando-se, a cada momento, mais autônomas e capazes de ótimas escolhas.

Nós, pais, somos seus companheiros de viagem. Vamos?

Com carinho!

Dani

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.