Medos

shutterstock_328674905Hoje vamos falar sobre os medos. Medo do zumbi, dos monstros, do escuro… Esse medo costuma aparecer por volta dos 5, 6 anos. O primeiro passo é cuidar de onde as crianças estão tendo acesso a esses estímulos. Muitas vezes as crianças assistem a filmes, jogam jogos que não são apropriados para sua idade e essas figuras entram no universo da criança que ainda não dá conta de digeri-los. Seu sistema não dá conta dessa informação e a criança não consegue fluir, a imagem perturba depois, invade o seu dia a dia e o medo aparece.

Medo Instalado

O que, para nós, está claro que não existe, para a criança não está tão claro assim. Por isso é tão importante cuidar de manter adequado aquilo que as crianças tem acesso: para que seu sistema emocional dê conta do que cabe à sua idade. Mas quando o medo já está instalado, podemos ajudar de algumas formas. Tirar a criança desse estímulo constante, essa parte é fundamental. Depois, aproximamos essas figuras de sua imaginação criativa. O filme Hotel Transilvânia, por exemplo, contou uma nova história de personagens horripilantes e esses personagens já não são mais assustadores. Podemos fazer o mesmo com o que a criança tem medo. Podemos desenhar, construir uma história.

O humor, aproximar através do brincar, coloca essas figuras no mundo das histórias, tira-os da realidade e podemos até nos simpatizar com eles. Assim, o grande medo, a mente tagarela, começa a silenciar e o coração se acalma. Experimentem!

Com carinho

Dani

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.