Interesses prematuros

As crianças vivem uma época muito especial de suas vidas, a infância, mas nos tempos de hoje elas parecem ser convidadas a deixar esse período tão importante o tempo todo. Com agendas cheias como as de muitos adultos por aí, tempo apertado para tantos afazeres e exigência de respostas, portam-se como mini adultos em muitas oportunidades.

Meninos e Meninas

Podemos ver essa situação com mais frequência entre as meninas do que meninos. A vaidade, o batom, o salto alto… As meninas parecem ser convidadas o tempo todo para saírem da infância, passarem rapidamente para a mocidade. Equilibrar esse crescimento com os elementos que surgem a cada momento do desenvolvimento é um grande desafio. Dizer não para o que está fora de hora também.
Uma das formas que gosto muito de introduzir e manter esse mundo dentro do universo infantil é através da brincadeira. O lúdico permite que a criança experimente, brinque de faz de conta e é com essa perspectiva que é possível viver no faz de conta, se divertir e se manter criança. A brincadeira permite que a criança se mantenha criança.
Com carinho
Dani

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.