Frustração e muito Aprendizado

A frustração faz parte, ensina, fortalece. Talvez a frustração por não ter feito o gol no jogo de futebol, por não ter conseguido andar de bicicleta sem rodinha, por não ter conseguido ainda escrever, ou ler, dentre tantas outras que vivemos em nossa vida.
A frustração é extremamente importante para que aprendamos a tolerância. Podemos perceber, que muitas vezes, as coisas não acontecem, não saem como queremos e junto a isso podemos visualizar a caminhada que todos nós fazemos.
É difícil, gera incômodo, mas produz grandes aprendizados.
Aprendemos a esperar pela satisfação. Desenvolvemos persistência, resistência e paciência.

Os meninos com os gols são sensacionais. Assistem futebol desde pequenos e sempre acompanharam a realidade: Não tem gol em todos os jogos, não são todos os jogadores que marcam gol, às vezes perdemos, ganhamos, ou mesmo empatamos. Mas quando eles são os jogadores e vivem a frustração de perder, de não fazer gols, muitos gols, ou pelo menos um , ficam arrasados. Isso aconteceu com um querido que depois de perceber que o que via na TV também aconteceria no seu treino, passou a se dedicar e cada gol, lhes garanto , foi muito aguardado, curtido, esperado e batalhado. Ele soube construir seus momentos, estando ali disponível e fazendo seu melhor. E pode com isso, vivenciar o quanto todo esse caminho é rico e vale a pena. Tem um começo , um processo e seu resultado.

Ao ter contato na infância com essas oportunidades , a criança cria uma força interna , como uma forte luz no coração. Não porque como dizem alguns, a vida seja dura, pedreira mas porque passa a viver a natural maturação de tudo o que se dedica. Como plantar e colher. Passa a respeitar o tempo, o tem como aliado e não como vilão. Acho que isso nós, adultos ainda temos tanto pra aprender.

Parecia tão ruim foi maravilhoso

Quando acompanhamos um momento de frustração de nosso filhos, o que fazer? escute, escute, escute. Acolha e veja dentro de você como pode contar para seu pequeno o quanto aquele momento é importante para seu crescimento, para que venha a conseguir exatamente o que esta se dedicando, do jeito que tem que ser, no tempo que tem que ser. Podemos viver em nossos corações a certeza de que o melhor sempre está acontecendo, mesmo que ainda não sejamos capazes de compreender. Quando vivemos e aprendemos , normalmente podemos olhar para o que passou e sentir no coração a imensa gratidão por mais essa oportunidade. E aí o que parecia tão ruim foi maravilhoso , porque nos trouxe até aqui.

É rico , precioso acompanhar uma criança colhendo seu frutos. Sorriso, leveza, alegria, liberdade, espontaneidade e a confiança de que é capaz. Demais!

Com carinho e gratidão

Dani

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.