Constância! A primeira das 3 posturas!

CONSTÂNCIA:

Isso significa estar sempre, sempre presente disponível para a ação educativa. Muitas vezes nós mesmos mudamos os combinados que fazemos por pura preguiça . Confesso. A criança percebe isso nitidamente e adivinhem? Passa a buscar sempre o resultado que quer pois acredita que se insistir , ganha, entende que uma hora desistimos. E desistimos mesmo. Com isso, nossa palavra pode passar a valer cada vez menos e a da criança segue junto. Isso não quer dizer que é proibido mudar combinados, como se fosse um crime. Não , mas
podemos fazer também essas concessões estando presentes e atentos ao que estamos consentindo e ir em busca do “por que” e do “para que”. Encontrar novo sentido, mesmo que o novo sentido for quebrar mesmo uma regra e experimentar isso junto.

Essa constância na presença, no estar ali atento, conectado ao fluxo vivo ajuda a criança a aprender de fato , pois sempre que tal atitude acontece ela é acompanhada.
Com momentos mais difíceis também é possível estar presente e construir uma nova saída. Essa constância é encontro , disponibilidade de aprender , de reencontrar de novo o caminho caso tenhamos nos desviado, ou caso presenciemos nosso filho se desviando. Lembram da margem do rio? Para que a água siga adiante ela não pode estar esparramada, as margens ajudam nessa direção.

A criança que vive a Constância tem a certeza de que está sendo vista, acompanhada e mais, percebe o quanto temos um caminho a percorrer. E que para determinadas atitudes sempre será auxiliada.
Por isso meus caros amigos, “Xô preguiça”, ou mesmo fingir que não vimos. Nós estamos e estaremos aqui sempre e, mesmo que exaustos podemos ajudar nossos pequenos, mesmo que seja contando para eles de nossa exaustão.

Com carinho e gratidão!

Dani

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.