Brinquedos de Menino e Menina

shutterstock_324164201 (1)O brincar sempre vale a pena, transforma, convida ao encontro, permite que a criança conheça mais a respeito de si mesmo e também a respeito do outro. Auxilia no processo de aprendizado do convívio, do viver com e permite que a criança elabore muitas de suas experiências cotidianas através do brincar. Por isso, convide para brincar, aceite brincar, entre nas brincadeiras de coração aberto e viva a experiência do encontro, dos olhos nos olhos.

Tenho recebido muitas dúvidas a respeito dos brinquedos associados aos meninos e às meninas e como devemos fazer quando um menino se encanta pelas bonecas ou uma menina se encanta pelos carrinhos ou pelo futebol. A primeira coisa que vale a pena ressaltar é o contexto em que as crianças estão sendo criadas.

Hoje, homens e mulheres funcionam como um grande time na elaboração da família. Pais presentes, mães presentes, pais e mães trabalhando fora, todos fazendo de tudo e a criança como grande observadora e aprendiz desse lindo exemplo. Assim, ele parte para a brincadeira, para seu querido faz de conta, aplicando a nova realidade que encontra. Brincar de boneca, jogar bola não pertence mais a um gênero ou outro: brincar pertence às crianças.

Cuidado

Nosso maior cuidado é não julgar, não associar nenhuma brincadeira ao gênero, pois, dessa forma, limitamos o brincar. Podemos olhar para esse momento com todo cuidado amoroso que merece, com olhar de aprendiz, daquele que caminha, que aprende junto. Vivendo o brincar como experiência e como algo que nos conta de nossas relações. Dessa forma,  teremos a leveza do brincar e a certeza do aprender sempre em nossas brincadeiras com nossas crianças. E as crianças seguirão livres para serem crianças que brincam.

Com carinho

Dani

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.