Brincar de Massinha e o desenvolvimento infantil

Construir e desconstruir

O brincar de massinha possibilita o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico das crianças. Imaginação , criação, idealização e realização caminham juntos nesse brincar. Essa experiência gera um grande processo interno , inclusive com a possível constatação de que não somos, muitas vezes, capazes de fazer o que imaginamos.

Nessa situação, a criança tem o lindo e tão importante encontro com o que , muitas vezes, tentamos evitar como pais, a frustração.
Não saiu como eu queria!!! A surpresa pode ser boa ou a frustração pode chegar !
E que oportunidade única a criança tem de entrar em contato com esses sentimentos ao brincar de massinha.

Construir e desconstruir, tentar novamente, começar de novo, se surpreender. Fazer diferente do imaginado. Mais do que isso, ao criar, podemos criar juntos, nos encontrarmos nessa brincadeira. Darmos idéias, sermos surpreendidos por ideias. Descobrirmos novas formas de brincar de massinha e nesse encontro, nos conhecermos de fato.

Esse brincar cativa porque promove o encontro com o outro com tanta qualidade que a criança quer mais . Mas, além do encontro com o outro a criança tem o encontro com si mesma.

O que encontramos nesse brincar são ricas oportunidades de experimentação e crescimento envolvidos em seu próprio processo de brincar.

Aproveito para agradecer a confiança e linda parceria com a Play-doh , onde tive o privilégio de ser apoiada em tudo o que vivo e acredito nesse brincar. Só posso desejar que o brincar de massinha continue promovendo encontros de qualidade, segurança, com muito olhos nos olhos e alegria.

As atividades sugeridas foram desenvolvidas por Play-Doh em parceria com a psicopedagoga Raquel Caruso para o programa Play-Doh Educação Criativa.Mais informações em https://playdoh.hasbro.com/pt-br/activities/activities

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.