Terrible 2 | Os Terríveis Dois Anos

shutterstock_398719483Essa fase, chamada de “Terrible Two” ou “Os Terríveis Dois Anos”, costuma ser bem famosa entre os adultos. Normalmente ficamos assustados, meio sem saber o que fazer com esses pequenos, agora cheio de vontades e comunicando-as como ninguém.

É importante percebermos essa fase como natural do desenvolvimento e muito saudável, por sinal. Ela demonstra o quanto essa criança, ainda egocêntrica, está em busca da realização de seus desejos e como reage às frustrações, aos “nãos” que agora, mais independente, passa a ouvir quando pretende tocar ou fazer algo que não pode.

Elas reagem com birra, choro, querem porque querem, nos enfrentam e isso demonstra seu crescimento sadio. Por isso, podemos começar a olhar para nossos pequenos com outros olhos, perceber o quanto o aprendizado da frustração é realmente desafiador – um desafio necessário ao crescimento.

Educadores

Sigamos em nosso papel como pais, mães e educadores dizendo, de modo consciente, nosso “sim” e “não” e vamos ajudá-los a crescer cada vez mais, de modo independente, autônomo, capaz de lidar com conquistas e também com as frustrações da vida.

Com carinho!

Dani

Posts relacionados

Deixe um comentário

Your email address will not be published.