As crianças mais velhas e a opinião dos outros

Nossos filhos crescem e, de repente, aquela segurança que vemos dentro de casa parece se transformar quando estão entre amigos. Explico: em casa, eles sabem o que querem, exigem muitas vezes, mas, quando estão entre os seus iguais, pronto. Toda aquela força, aquela certeza, se transforma em olhares, em dúvidas, em fala instável, em mais perguntas do que respostas. Ficamos ali, boquiabertos, com medo dos nossos filhos terem se transformado no famoso “maria vai com as outras”.

Saímos em disparada, exigindo que se posicionem quando, na verdade, estão vivendo um grande aprendizado. Eles aprenderam sobre si mesmos, viveram egocêntricos em grande parte de sua infância e, depois, descobriram o outro, sua presença, sua importância. É nessa relação horizontal que experimentam encontrar o equilíbrio dessa importante relação entre o eu e o outro, uma relação entre estar com a própria criança e, ao mesmo tempo, fazer parte de algo também importante, sentir-se amado nas suas relações.

Nessa grande experiência, surge o aprendizado de poder ser quem é e ter amigos. Podemos ajudá-los através de conversas, do nosso apoio e do nosso amor. Será com esse espaço aberto que as crianças terão como perceber que serão muito amadas sendo fieis a elas mesmas. Ao invés de criticar ou olhar esse momento como característica da criança, perceba que é um movimento que faz parte de um processo maior, que precisa demais da nossa ajuda. Vamos ajudar?

Com carinho

Dani

Transcrição do áudio

1
00:00:00,000 –> 00:00:04,640
olá essa daniella faria ea gente a
falar sobre as crianças mais velhas ea

2
00:00:04,640 –> 00:00:07,640
opinião dos outros

3
00:00:13,610 –> 00:00:18,199
muita gente hoje a falar sobre como que
as crianças mais velhas lidam com a

4
00:00:18,199 –> 00:00:22,990
opinião dos outros e esse é um
processo interessante que se a gente for

5
00:00:22,990 –> 00:00:27,130
pensar que as crianças nascem
egocêntricas e percebendo como centro

6
00:00:27,130 –> 00:00:28,020
do universo

7
00:00:28,020 –> 00:00:34,910
percebendo que só elas e depois elas
passam pelo processo lindo é de

8
00:00:34,910 –> 00:00:41,910
reconhecer o outro aprendeu os adultos
nossos pais são os primeiros outras na

9
00:00:41,910 –> 00:00:47,560
vida dos pequenos e ela tem aquele
grande desafio de aprender a esperar a

10
00:00:47,560 –> 00:00:54,370
aprender a aprender as regras início
até aprendendo que eu gosto vezes que

11
00:00:54,370 –> 00:00:57,790
eu quero brincar com esse brinquedo go
também que é porque esse brinquedo

12
00:00:57,790 –> 00:01:01,800
importante pra mim e pro outro e eu
entendo que o outro até importante

13
00:01:01,800 –> 00:01:02,780
quanto eu

14
00:01:02,780 –> 00:01:12,079
e neste aprendizado todo eu começa a
descobrir que ser outra que esse bom

15
00:01:12,079 –> 00:01:16,070
amigo me importa se estou descobrindo
essa relação horizontal

16
00:01:16,619 –> 00:01:27,880
esse processo ele se dá por volta dos
sete primeiros melhores amigos querendo

17
00:01:27,880 –> 00:01:35,330
brincar na casa do casa quando as
crianças estão pedindo por amigos mas

18
00:01:35,330 –> 00:01:55,369
aí a gente sabe todas as ordens em casa
que um amigo repente esse amigo que te

19
00:01:55,369 –> 00:01:55,909
dizem

20
00:01:55,909 –> 00:01:59,740
não é o melhor é o é o amarelo

21
00:01:59,740 –> 00:02:06,219
se ele falar da boca ou quando ele pensa
e fala você quer comer macarrão ou

22
00:02:06,219 –> 00:02:06,789
arroz

23
00:02:06,789 –> 00:02:13,500
aí virou pra mim e falou você quer
comer é amigo fala macarrão olha você

24
00:02:13,500 –> 00:02:15,010
começa inter não há dúvida

25
00:02:15,010 –> 00:02:24,299
acontecendo meu filho estão decidindo
repente roupa o que gosta de fazer o que

26
00:02:24,299 –> 00:02:29,829
até antes gostava de fazer deixa de
gostar ea sua opinião de cielo passa a

27
00:02:29,829 –> 00:02:33,720
ser tão importante é que a gente nessa
segunda etapa

28
00:02:34,269 –> 00:02:44,430
parte 2 781 tal passa a ser muito
importante e as crianças elas começam

29
00:02:44,430 –> 00:02:52,290
a ouvir essa opinião realmente mas aí
a gente com pai mãe a gente ficar

30
00:02:52,290 –> 00:02:56,829
naquilo que a gente também ouvindo
nossos pais também ouvia bom mas cada

31
00:02:56,829 –> 00:02:59,480
um é cada um aqui em casa funciona
assim e pronto acabou

32
00:02:59,480 –> 00:03:06,250
eu não sei se vocês se lembram mas
eminem muito frustrada porque na casa

33
00:03:06,780 –> 00:03:13,340
riga funcionava de tal jeito eu queria
que a casa funcionava então uma das

34
00:03:13,340 –> 00:03:23,319
saídas que a gente pode considerar
assim seus amigos ao ouvir a opinião

35
00:03:23,319 –> 00:03:28,950
dos seus amigos mas a descobrir a sua
própria opinião é exatamente esse o

36
00:03:28,950 –> 00:03:35,550
processo que eles vão ver a partir
dessa idade o processo de agora ainda a

37
00:03:35,550 –> 00:03:37,190
partir de quem eu sou

38
00:03:37,190 –> 00:03:40,430
encontrando esse outro nesse mundo
horizon

39
00:03:40,430 –> 00:03:47,160
pra que eu lá na frente nesse processo
encontrando outro querendo fazer parte

40
00:03:47,160 –> 00:03:54,880
do tempo eu entro nessa grande e densa
do que eu faço pra agradar mas eu

41
00:03:54,880 –> 00:03:59,209
quanto para agradar eu deixo de ser quem
eu sou mas não dá pra deixar de dizer

42
00:03:59,209 –> 00:04:06,069
que eu sou eu quero ter aquele
empresário da mente nem se nessa dança

43
00:04:06,069 –> 00:04:12,780
com ela mesma ea gente se encontrou paz
nós podemos ajudá los

44
00:04:12,780 –> 00:04:20,560
essa doença tiver demais lado de lá

45
00:04:20,560 –> 00:04:23,560
ainda pelo lado dos amigos

46
00:04:27,570 –> 00:04:32,590
a gente pode dar uma ajuda ou se ela
tiver demais né indagou sempre sem

47
00:04:32,590 –> 00:04:37,840
considerar os amigos a gente também é
importante é que a gente não veja

48
00:04:37,840 –> 00:04:43,130
nossos filhos pressionados a gente não
perceba nossos filhos o caso a gente

49
00:04:43,130 –> 00:04:53,160
perceba a gente possa dar uma ajuda qual
é a ajuda ajuda importante é que são

50
00:04:53,160 –> 00:05:05,460
exatamente amigo por quem você gosta de
você exatamente por vocês e vocês mas

51
00:05:05,460 –> 00:05:11,630
amigos você vai ter então incentivar
essa crise abre o coração precisamente

52
00:05:11,630 –> 00:05:17,750
incentivar a falar o que ela tem de
incentivar a criança a se colocar caso

53
00:05:17,750 –> 00:05:24,200
haja alguma questão de incentivar essa
crença uso da palavra do diálogo é o

54
00:05:24,200 –> 00:05:29,280
melhor caminho pra que ela aprenda a
essa nova ferramenta pra que ela possa

55
00:05:29,280 –> 00:05:32,240
nunca ficar em seu lugar desconfortável

56
00:05:32,240 –> 00:05:36,900
sendo ou fazendo algo que a deixa
desconfortável em nome de uma mesada

57
00:05:36,900 –> 00:05:46,330
porque estamos nessa situação que sua
pressão e pode passar algum tempo dessa

58
00:05:46,330 –> 00:05:50,750
isso pode levar as crianças a irem mal
na escola pode levar a criança fica

59
00:05:50,750 –> 00:05:55,569
muito irritada dentro de casa pode levar
a criança a entrar numa tristeza

60
00:05:56,240 –> 00:06:01,310
exatamente porque porque ela lida com
duas coisas muito importantes

61
00:06:01,990 –> 00:06:08,810
quem eu sou e eu preciso ter meus amigos
nessa idade são coisas muito cruciais

62
00:06:08,810 –> 00:06:12,219
não dá para abrir mão de nenhuma
delas

63
00:06:12,219 –> 00:06:16,469
então pra que a gente consiga fazer com
que essas duas coisas caminhem juntas

64
00:06:16,469 –> 00:06:24,759
muitas vezes adultos nós vamos muito
apoiado a criança nasça conversa com

65
00:06:24,759 –> 00:06:29,539
tapas na criança que muitas vezes
desavenças acontece é que a gente pode

66
00:06:29,539 –> 00:06:35,930
resolver com que o outro vá entender
ajudar a esclarecer as histórias que

67
00:06:35,930 –> 00:06:43,180
talvez essa criança ela dizia ‘olha lá
um índice dentro daquela assim se

68
00:06:43,180 –> 00:06:49,740
encoraja de segurança aqui dentro dessa
relação de muito amor e carinho que

69
00:06:49,740 –> 00:06:57,080
normalmente ela possa se expor porque
aí sim ela vai poder cada vez mais

70
00:06:57,080 –> 00:07:00,080
construir uma relação de segurança
podendo

71
00:07:04,840 –> 00:07:09,510
muitos donos disse dentro de casa e um
pouco mais fragilizados ou muito

72
00:07:09,510 –> 00:07:15,970
fragilizadas fora de casa perante os
amigos que servem servem se de repente

73
00:07:15,970 –> 00:07:21,810
essa diferença tão grande de
comportamento e de atitude não pode ser

74
00:07:21,810 –> 00:07:27,770
um pedido de ajuda pedida pra que essa
crença lá fora com esse exame esteja

75
00:07:27,770 –> 00:07:33,050
pedindo um apoio ou pra olhar a
situação com mais clareza o apoio de

76
00:07:33,050 –> 00:07:42,150
como ela pode encontrar um caminho mais
tranqüilo pra conversar com alguma

77
00:07:42,150 –> 00:07:51,139
dificuldade colocada para fora logo em
jeito melhor nessa situação e

78
00:07:51,139 –> 00:07:57,690
principalmente eles vivem quase todos
nós não vamos resolver

79
00:07:58,220 –> 00:08:04,880
nós não vamos lá vamos lá falar nada
disse mas a gente vai dar todo o suporte

80
00:08:04,880 –> 00:08:10,800
para que eles consigam resolver a
situação e consigam crescer sabem que

81
00:08:10,800 –> 00:08:20,639
têm céu cada vez mais amigos e estando
bem nesse processo que é maravilhoso e

82
00:08:20,639 –> 00:08:22,979
seguir em frente

83
00:08:22,979 –> 00:08:25,470
seguros disse

84
00:08:25,470 –> 00:08:32,349
há ainda quem vive perto de quem se
quer passar o vídeo as pns espero que

85
00:08:32,349 –> 00:08:35,349
tenha citado a gente ser recebida e bem
chateado

86
00:08:41,820 –> 00:08:44,120
eu gostaria de voltar

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