Só obedece assim!

Escrito em 13/04/2024
Daniella Faria


Dani, meu filho só obedece quando falo brava com ele. Por que?

__________________________

Olá, gente! Tudo bem por ai?

Isso acontece porque, diferente do que pensamos, nossos filhos já nascem com um coração centralizado, querem o que querem agora. Tem script, e buscam a realização dos seus próprios desejos. Esse ponto de partida, já coloca a educação e o nosso dia a dia num lugar complicado. Isso porque, nós também temos um coração centralizado.

Então a dinâmica é mais ou menos assim. Criamos a expectativa de que nossos filhos já serão capazes de fazer o que é preciso da forma como gostaríamos. Fazemos um pedido e quando a realidade se apresenta diferente do nosso script, frustramos, e vamos em busca brigar para conseguirmos transformar a realidade no que queríamos que fosse.

Aqui entram as estratégias de força: o grito, a ameaça, o castigo e o tapa. Quando usamos essas estratégias, num primeiro momento, teremos a obediência pelo medo. Mas logo ali na frente, veremos nossos filhos entrando numa disputa de força e numa resistência que nos convidara para aumentarmos a força.

Depois desse processo se intensificar, veremos a mentira aparecer, porque a criança pensa que seu único problema somos nós sabermos da situação. A gravidade deste ponto é que nós não seremos mais as pessoas com quem nossos filhos compartilharão seus erros, seus momentos difíceis.

 

Nossa voz e nossa presença perdem e nós colaboramos para isso, infelizmente. Vamos mudar essa história?

Me conta como as coisas têm acontecido por aí? 

Com amor, Dani

______________

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.
Participe da mentoria, acesse aqui.