Não mexe com meu filho!

Escrito em 24/02/2024
Daniella Faria


Olá, amores! Tudo bem por ai?

Como é difícil ver um filho triste. Nossa vontade é ir lá no coração deles e tirar com a mão, não é mesmo?! Tentamos isso diminuído o problema, distraindo, dizendo como deveriam se sentir ou agir perante a situação. E nestas posturas acabamos por deixar nossos filhos sozinhos na tristeza que estão vivendo.

Há uma outra possibilidade de ação da nossa parte, encontrá-los na dor, acolhê-los neste momento. Para isso precisamos nos conectar com as tristezas que vivemos hoje, encontrarmos esse lugar em nós para então partirmos para compreendê-los, estar ao lado deles. Depois que esse momento acontecer, veremos uma tranquilidade chegar, a tranquilidade de quem foi compreendido.

A partir deste momento, podemos fazer os convites para o que a criança pode fazer a respeito da situação. Conversar com o amigo, numa próxima vez se posicionar dizendo o que não gosta, pedir perdão caso tenha reagido mal etc. Nesse processo, veremos no tempo a mudança na postura acontecendo. É lindo de ver.

Você já passou por isso com seus filhos? Quando partimos para exigir que já deveriam saber ou partimos para agir no lugar deles os retiramos da oportunidade de a tristeza ser gasolina para uma mudança a frente. 

Com amor, Dani

___________________________

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.
Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.