Bullying

Escrito em 25/02/2024
Daniella Faria


Olá, amores! Tudo bem por ai?

O bullying se caracteriza por ações sistemáticas e repetitivas na ação de intimidar, agredir o outro seja fisicamente, psicologicamente ou verbalmente. Acontece em repetição com características de perseguição a uma pessoa, sem motivo aparente. Não é uma agressão isolada decorrente de briga ou desentendimentos pontuais. 

Quando constatamos a presença do bullying é primordial a parceria com a escola, já que tanto aquele que sofre quanto a criança que faz o bullying precisam de ajuda. Olhar pela lente do sistema vítima, vilão e salvador pode dificultar o desmonte dessa dinâmica. A parceria escola-família é primordial para que a escola possa agir perante a situação.

o e as famílias possam também, em casa agirem na direção do desmonte desta postura. Um dos nossos desafios é colocarmos todas as situações desafiadores dentro do bullying. Essa postura prejudica a ação firme, tanto das escolas, quanto das famílias. Você consegue diferenciar o bullying de conflitos comuns entre as crianças e adolescentes.

No bullying veremos no tempo surgir apatia, mudança de comportamento, encolhimento, tristeza profunda, irritabilidade, altíssima resistência a ir para a escola, solidão, insegurança, fragilidade emocional, dor física, queda no desemprenho escolar, dificuldade para dormir. Veremos uma mudança significativa na criança ou adolescente.

Neste momento, nosso acolhimento é crucial para que a criança possa se abrir e compartilhar tudo o que acontece. Depois a parceria com a escola é o caminho por onde toda essa estrutura pode ser desmontada! Juntos, as crianças serão as maiores beneficiadas, terão a oportunidade de aprender a respeitar o próximo e a conviver com ele. 

Com amor, Dani

____________________

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.
Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.