Desencorajar

Escrito em 13/02/2024
Daniella Faria


Será que eu desencorajo meu filho? Sempre tento estimular autonomia, mas não estou conseguindo.

Isso acontece quando queremos garantir. Muitas vezes quando queremos ser Deus na vida dos nossos filhos garantindo que tudo vai dar certo. Quando nos agarramos aos nossos scripts de como eu quero que as coisas sejam. Com isso, acabamos passando a notícia de insuficiência, de decepção e caímos numa super exigência de que ele já devia saber e você já devia ter ensinado.

________________________________________

Olá, amores!

O ganho de autonomia está diretamente ligado às experiências de aprendizado. E o aprendizado está ligado a observação das situações boas e ruins que acontecem a nossa volta e conosco também.

Aprendemos com quem está a nossa volta e aprendemos com nossos acertos e erros também! Quando, na tentativa de que nossos filhos não sofram, garantimos tudo por eles, a experiência que vivem é de que sempre alguém irá resolver por eles.

Resultado? Mais dependência e menos responsabilidade, maturidade e autonomia perante as situações da vida. Acompanhar o voo, acolher o erro, e chamar a aprender para a próxima é o que precisamos fazer. O desconforto, o sofrimento fazem parte, mas a boa notícia é que estamos juntos no aprendizado e neste momento também, em amor! 

Com amor, Dani

_____________________________

Deseja marcar uma consulta particular, acesse aqui.
Participe do curso Educação Infantil Online, acesse aqui.